Miss Piauí

Miss Piauí

segunda-feira, 31 de março de 2014

Miss Piauí 1963, Maria da Consolação Teixeira e Silva

Maria da Consolação Teixeira e Silva foi eleita Miss Piauí 1963 em 05/05/1963, no Clube dos Diários, em Teresina–PI, e coordenado por José Lopes dos Santos.

O jornal O Cruzeiro  anunciava Maria da Consolação Teixeira e Silva como “ A grande esquecida do júri” pouco promovida antes do concurso, foi a grande surpresa no desfile de maiô, no traje típico e no de gala, mas mesmo assim não obteve classificação. As revistas da época acreditavam que a Miss Brasil seria do Rio Grande do Sul (Ieda Maria Vargas) ou do Piauí (Maria da Consolação Teixeira de Freitas), há várias teorias sobre a não classificação dela no Miss Brasil, desde questões políticas à sociais.

Maria da Consolação Teixeira e Silva, Miss Piauí 1963








Miss Piauí 1963 Maria da Consolação (cabelo solto) e a já Miss Universo Ieda Maria Vargas

Maria da Consolação Teixeira e Silva, atualmente.

Ela entrou para história como uma das mulheres mais bonitas do país e chegou a ser apontada como uma das preferidas aos título de Miss Brasil 1963.

domingo, 30 de março de 2014

Miss Piauí 1962, Lívia Melo Carneiro da Cunha

Lívia Melo Carneiro da Cunha foi eleita Miss Piauí 1962 em 26/05/1962, no Clube dos Diários, em Teresina–PI, e coordenado por José Lopes dos Santos.

Lívia não obteve classificação, no Miss Brasil, mas em 1967 foi eleita Miss Brasil Universitária, formou-se em Direito e exerceu a profissão de advogada por muitos anos.



Lívia Melo Carneiro da Cunha, Miss Piauí 1962

sábado, 29 de março de 2014

Miss Piauí 1961, Daisy Maria Couto Boavista

Daisy Maria Couto Boavista foi a única candidata que se inscreveu para o concurso de Miss Piauí 1961, representando o Club dos Diários. Ela foi aclamada em 27 de maio de 1961, em grande festa no seu clube. Daisy reside ainda em Teresina.

Dayse Maria Couto Boavista, Miss Piauí 1961

sexta-feira, 28 de março de 2014

Miss Piauí 1960, Idjanira Portela de Araújo

Idjanira Portela de Araújo foi aclamada Miss Piauí 1960 em 25/05/1960, no Clube dos Diários, em Teresina–PI, patrocinado pelos Diários e Emissoras Associados e coordenado por José Lopes dos Santos.


Idjanira Portela de Araújo, tinha 19 anos quando aclamada Miss Piauí. Atualmente é viúva, mora em João Pessoa – Paraíba e tem 7 filhos.

                                                                    
Idjanira Portela de Araújo, Miss Piauí 1960

Atualmente

quinta-feira, 27 de março de 2014

Miss Piauí 1959, Vera Zorina Neiva Nunes

O concurso Miss Piauí 1959 foi realizado em 30/05/1959, no Clube dos Diários, em Teresina–PI, patrocinado pelos Diários e Emissoras Associados e coordenado por José Lopes dos Santos.

A vencedora foi Vera Zorina Neiva Nunes, recebendo a faixa da Miss Piauí 1958 de Maria Creuza Portela Madeira, muitos comparavam a beleza de Vera com a da atriz Sophia Loren, Vera não obteve classificação. Vera casou-se e teve uma filha, vive atualmente em Teresina.



quarta-feira, 26 de março de 2014

Miss Piauí 1858, Maria Creuza Portela Madeira

Em maio de 1958, no "Club dos Diários", em Teresina, Maria Creuza Portela Madeira era aclamada a Miss Piauí 1958.
Maria Creuza pertence a uma família tradicionalíssima de Teresina e foi oficialmente convidada pela coordenação do Miss Piauí, a cargo do Sr. José Lopes dos Santos; malgrado o fato de seus parentes, incluindo um tio Padre, não aceitarem muito a ideia de ver Maria Creuza - desfilando sua beleza - em trajes de banho.
A beldade aceitou o título, com algumas exigências, uma delas era "não desfilar em maiô na festa de coroação".
Ela foi casada com o grande escritor piauiense H. Dobal.

Maria Creuza Portela Madeira, Miss Piauí 1958

Maria Creuza Portela Madeira na sua aclamação como Miss Piauí 1958


terça-feira, 25 de março de 2014

Miss Piauí 1957, Chloris Maria Guimarães

O concurso foi realizado em 18/05/1957, no Clube dos Diários, em Teresina–PI, patrocinado pelos Diários e Emissoras Associados e coordenado por José Lopes dos Santos.

Chlóris Maria Guimarães, recebeu a faixa da Miss Piauí 1956 Teresinha de Jesus Alcântara, e com isso ganhou o direito de representar o Piauí no Miss Brasil, conforme informações da revista Manchete, Chloris ganhou o voto de um dos jurados para ser a Miss Brasil do mesmo ano, mesmo assim, não obteve classificação.

 Chloris Maria Guimarães, Miss Piauí 1957



segunda-feira, 24 de março de 2014

Miss Piauí 1956, primeira Miss Piauí Oficial, Teresinha de Jesus Alcântara.

O primeiro concurso Miss Piauí foi realizado em 19/05/1956, no Clube dos Diários, em Teresina–PI, patrocinado pelos Diários e Emissoras Associados e coordenado por José Lopes dos Santos.
A primeira Miss Piauí a participar do Miss Piauí teve uma grande colaboração do público, sendo sempre aplaudida e apontada como uma das finalistas.
Teresinha de Jesus Alcântara, morena de longos cabelos castanhos e 18 anos de idade, foi o “anjo” do concurso. Angelical eram realmente a sua aparência, seu sorriso, até mesmo seu espírito. Foi através dela que o Piauí se fez representar, pela promeira vez, em um concurso de Miss Brasil. Começou muito bem. Teresinha vem do interior, da cidade de Altos, embora há muito tempo residisse em Teresina, capital do Estado. Ainda antes da festa do Quitandinha, observadores imparciais, que a viram em São Paulo e no Rio, chegaram a apostar em que ela seria finalista. O próprio público presente àquela festa há de ter pensado o mesmo, a julgar pelos entusiásticos aplausos com que saudou a passagem de Miss Piauí pela passarela, especialmente no desfile em vestido “soirée”. O júri, porém não entendeu assim, para surpresa geral. Mas Teresinha ficou sendo uma das candidatas de maior sucesso. Suas medidas: altura, 1,70; peso, 60; cintura, 64; busto, 91; quadris. 90; coxa, 51 e tornozelo, 21.

Foi capa da revista O Cruzeiro, onde recebeu o título de Doce de Mangaba. Teresinha casou-se logo após o término do seu reinado com o empresário piauiense Francisco Costa, que se elegeria posteriormente Deputado Estadual. Quatro filhos teve a nossa Miss Piauí 1956. Mora atualmente em Teresina.


Miss Piauí 1956, Teresinha de Jesus (1º da esquerda)

                                          Teresina de Jesus Alcântara, Miss Piauí 1956




domingo, 23 de março de 2014

A primeira Miss Piauí foi de Alto Longá, em 1929, Antonia (Toinha) de Area Leão

Nascida na localidade Taboca, berço da familia Area Leão, Antônia de Area Leão,
 foi eleita a primeira miss do Piauí. Muito bonita, educada, tinha tudo para ser eleita 
Miss Brasil, não fora um erro na rota e com isso chegou ao Rio de Janeiro no dia seguinte 
ao concurso. Eleita a primeira miss, Antônia, fora orientada que deveria viajar para 
disputar o concurso de Miss Brasil que seria realizado no Rio de Janeiro. Tudo organizado, Toinha atravessou o rio Parnaíba em canoas. Pegou o trem (Teresina-São Luiz do Maranhão). 
Chegando em São Luis, embarcou em um navio, que primeiro passou em Belém.
Houve alguns problemas e a embarcação só chegou ao Rio de Janeiro no dia seguinte
ao concurso. Qual foi a surpresa de Toinha, ao chegar ao porto?, Estavam a lhe esperar 
muitos fotógrafos e jornalistas, com coro de viva! viva! bela! linda!' Com certeza 
seria a vencedora, Toinha, que estava chateada pelo atraso, passou a sorrir e aproveitou 
para dá entrevistas nas principais rádios, jornais e revistas da época.

A Miss Piauí 1929, Antonia de Area Leão, morreu em 2010 no Rio de Janeiro.
O Piauí só voltaria a ter representante em 1956, com Teresinha de Jesus Alcântara

                                         Antonia de Area Leão. 1º Miss Piauí, ano de 1829